Dicas de Cultivo
LUZ - A exposição direta à luz solar causa queimaduras nas folhas da maioria das orquídeas.Cultivá-las sob telhados, árvores, varandas ou áreas de serviço ( ou onde haja luz filtrada ) é uma boa recomendação, mas é preciso cuidado pra que as plantas recebam o sol da manhã.Para saber se as condições de iluminação estão adequadas é só observar a planta : folhas amareladas indicam excesso de luz, já as folhas estreitas, longas e de cor verde bem escura indicam iluminação deficiente.

TEMPERATURA - A maioria das orquídeas toleram variações de temperatura entre 10 a 400 C, mas a temperatura ideal fica em torno de 25 graus.

VASOS E SUBSTRATOS - Recomenda-se evitar o uso de vasos muito grandes. Pode-se usar tanto vasos de barro como os de plástico, mas as fibras de xaxim são ainda o substrato que dão os melhores resultados.

ADUBAÇÃO - A fórmula NPK ( nitrogênio, fósforo e potássio ) deve ser aplicada a cada duas semanas, na proporção de 1colher ( café ) por um litro de água, durante a primavera e o verão. Ela pode ser suspensa nos meses de outono e inverno.

VENTILAÇÃO E UMIDADE - Por serem plantas epífitas ( que possuem raízes aéreas ), as orquídeas suportam bem uma brisa leve e contínua, mas deve-se evitar ventos fortes e canalizados. Elas também preferem mais a falta do que o excesso de água junto às raízes. As regas devem ser feitas apenas quando o substrato estiver seco. As orquídeas são plantas adaptadas à condições de umidade do ar relativamente elevadas. Por isso, em regiões mais secas, recomenda-se borrifá-las com água periodicamente.

Para ter sucesso no cultivo de orquídeas, os excessos devem ser evitados. Apesar de gostar de claridade, ventilação e umidade, as orquídeas não suportam ficar expostas diretamente ao vento, sol e chuva.
Fotos em HD
Cadastre-se
Nome:
E-mail
Tel c/ddd
Mátéria do Mês


Planta Premiada
 

Dicas de Cultivo
Exposição ocorrida no Jardim Botânico
Aprenda como cultivar uma bela Orquidea.
Av. Penedo 130, Jardin Martinelli - Penedo, Rio de Janeiro, Brasil.  Cep 27530-970 / (024) 3351-3375